top of page

Desinfetando seus Equipamentos de Mergulho

Para qualquer procedimento você deve lavar bem as mãos antes e depois e não manipule alvejante diretamente com as mãos, se for necessário use luvas. Devemos ter atenção especial com o Bocal do Regulador, o Snorkel, o Inflador Colete Equilibrador e o interior da Máscara Facial.

O hipoclorito de sódio é um alvejante barato e fácil de achar, então tem de usar água em abundância, doce, corrente em todo equipamento primeiro, pode usar detergente neutro para fazer a primeira lavagem com água e sabão e água em abundância de novo. No balde colocar 90% de água e 10% do espaço dele com alvejante, imerso por 10 minutos só fica manômetro, segundo estágio, Octopus, máscara e snorkel, lembrando de nunca apertar o purga do segundo estágio.

O primeiro estágio fechado com chapéu de bruxa receberá o alvejante por spray da solução do balde. Tudo 10 minutos com ação do produto, depois água em abundância de novo e após seco, álcool 70% spray no material.

No caso do colete tem de fazer 3 lavagens internas antes de usar a solução do hipoclorito, ou seja, coloca água dentro e tira 3x depois coloca a solução e deixa 10min, depois coloca água dentro e tira por mais 3x e álcool 70% só no conjunto power.

Qualquer desinfetante que seja à base de Polihexametileno Biguanida (PHMB) é de amplo espectro, se tem isso como princípio ativo combate vírus, e esse que é usado nos hospitais, daí nomes comerciais tem vários, o SURFIC® é muito usado também, é a base de PHMB agindo por cerca de 10 minutos, é muito usado a fim de evitar fungos e vírus.

A DUI padronizou o uso do Desinfetante EasyDECON® DF200 da empresa https://intelagard.com/portfolio/easydecon-df200/ eles possuem uma mochila tipo um back-pack que chama Macaw e usam o produto, muitos times de PSD nos EUA usam isso e alguns donos de empresas de equipamentos também.

O outro usado é o VIRKON S fungicida bactericida virucida de amplo espectro, excelente usado diluído 1:10 deixa 10 minutos em roupas e equipamentos, usado em rebreathers, pode ter contato com pele e mucosa, é um desinfetante em pó para diluição de amplo espectro (Mais de 400 tipos de vírus e bactérias e mais de 100 tipos de fungos).

No Manual de Mergulho em Águas contaminadas da Marinha Americana no Cap. 3 relata o uso do DF200 e no Cap.5 relata sobre descontaminação e indica o uso de alvejante doméstico (hipoclorito de sódio) aproximadamente 6% de concentração por 5 minutos de ação e se tiver matéria orgânica de restos animais a concentração será de 10% com tempo de 10 minutos, para roupas e equipamentos.

O Marine Fresh da Spartan Brasil, é um desinfetante de uso geral de alto espectro contra microorganismos, é para qualquer superfície, não é cáustico nem abrasivo, tem aplicador spray, pode ser usado 50ml puro se contato com água poluída ou contaminada ou dilui 1:100 no spray se é só para limpar e desinfetar material que não teve contato com local poluído e contaminado, ele puro deve-se enxaguar depois, ele diluído não enxagua depois.

Para tirar a sujidade geral podemos usar um detergente da Mundial Química do Brasil, chamado Mundclean 7000PU , esse detergente tem de enxaguar após uso, também é um excelente produto. O STERAMINE é um desinfetante multiuso que atende aos critérios de saúde pública da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, contém amônio quaternário, um agente antimicrobiano amplamente utilizado, também um surfactante catiônico para limpar e higienizar seu equipamento de mergulho em uma única etapa, não irritante para as mãos, não corrosivo para metais, não mancha e inodoro, um frasco de 150 comprimidos produz 75 a 150 galões de desinfetante.

A critério de ordem, primeiro podemos tirar a sujidade se houver, usando papel absorvente, depois lava com água e sabão, aplica um detergente e enxagua depois, aplica um desinfetante ou alvejante e deixa agir por 10min e se for puro enxagua se for diluído não enxagua e termina com um álcool 70% após a superfície seca.

Eu conversei com o John Drewniak responsável pela parte de Public Safety Diver da Aqua Lung America, ele trabalhou 14 anos na Viking e atua a muitos anos com a Aqua Lung, e o produto escolhido para desinfecção foi Simple Green d Pro 5® demonstrou eficácia contra vírus, consulte o site do CDC em www.cdc.gov/coronavirus para obter informações adicionais, e o site do produto é o https://simplegreen.com/industrial/products/d-pro-5/ esse desinfetante é para descontaminação e limpeza de roupas e equipamentos e questionei quem usa as roupas Hazmat e esse produto, segue a lista: Chicago Fire Los Angeles Fire Houston Police Houston Fire Ft Lauderdale Fire Texas State Police Cape Coral Fire Charlotte Fire Indianapolis Fire & Police Jacksonville County Sheriff’s FBI US Environmental Protection Agency US Army Corp of Engineers US Geological Survey US Navy US Air force US Marines US Army US Navy Seals

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page