top of page

Sidemount no Mergulho de Segurança Pública


O mergulho recreacional autônomo cresceu e se desenvolveu através da inovação. Ao longo dos anos, exploradores, inventores e pessoas criativas desenvolveram métodos, equipamentos e conceitos que impulsionaram o esporte. Mudanças e novos estilos de mergulho mantiveram o esporte atualizado e os praticantes interessados. Uma dessas inovações é o mergulho de sidemount. O conceito por trás do mergulho sidemount é que um mergulhador pode pegar um ou mais cilindros e coloca-los na lateral com os reguladores abaixo ou atrás da axila.

Alguns anos atrás, os mergulhadores perceberam que era necessária uma nova configuração que se retirasse os cilindros das costas de um mergulhador. Para poder passar através de passagens apertadas, explorar locais inacessíveis até então, ou simplesmente dar aos indivíduos a oportunidade de mergulhar, para os que não pode suportar equipamentos montados nas costas, nasce então o mergulho de sidemount. Com o passar do tempo, mais e mais mergulhadores buscaram treinamentos e muitos decidiram comprar seus próprios equipamentos. O que era novo e inovador agora se tornou mais uma opção de mergulho. Diariamente, você pode encontrar grupos debatendo configurações de sidemount, posicionamento e fixação de cilindros, equipamentos ou novas técnicas em quase todos os meios de comunicação social.

Sidemount X Mergulho de Segurança Pública

Inovação muitas vezes leva á mais inovações. À medida que o mergulho sidemount se tornou mais popular na comunidade recreativa, surgiram discussões sobre a implementação de métodos de mergulho sidemount no âmbito do mergulho de segurança pública. No fim das contas, a ideia por trás do mergulho sidemount é utilizar o equipamento de modo que os cilindros sejam abandonados e recuperados, para que o mergulhador tenha um perfil otimizado e até mesmo que o mergulhador passe em espaços apertados. Esse estilo de mergulho funcionou nas comunidades de naufrágios e mergulho em cavernas, por que não funcionaria na segurança pública? Os mergulhadores de segurança pública freqüentemente se encontram em situações em que a capacidade de adicionar ou remover cilindros de maneira fácil pode ser benéfica. Da mesma forma, os mergulhadores de segurança pública geralmente se encontram trabalhando em ambientes restritos ou confinados, onde o cilindros montado na lateral pode agilizar o perfil de um mergulhador e fornecer a ele um controle melhor sobre o gerenciamento do equipamentos.

Tem sido amplamente debatido em foruns on-line, o conceito de mergulhadores de segurança pública usando uma configuração de sidemount. Muitas pessoas acreditam que o que funcionou no dia a dia, não deve ser alterado. A troca de equipamentos exigiria alterações nos procedimentos operacionais do departamento e treinamento adicional. Mudanças e treinamento podem exigir dinheiro, consentimento e aprovaçao dos lideres superiores hieraquicos. Cada um desses fatores pode ser difícil de obter. A preocupação é que implementar vários métodos em padrões operacionais pode causar confusão e falha. Os mergulhadores de segurança pública geralmente confiam na memória muscular para lembrar a localização dos itens do equipamento quando a visibilidade é ruim. O uso potencial de várias configurações de equipamentos pode superar os benefícios fornecidos pelo mergulho sidemount.

Qualidade de Treinamento

Outro argumento associado ao mergulho sidemount na segurança pública é a qualidade do treinamento. O argumento que muitas vezes é feito é que nem todo instrutor de sidemount no mundo deveria estar ensinando mergulho sidemount. Apesar do fato de que as pessoas têm mergulhado em configurações de sidemount há muitos anos, os métodos de ensino padronizados só foram estabelecidos nos últimos anos. Novidades normalmente assustam pessoas que estão felizes seguindo práticas bem estabelecidas. A realidade é que aqueles que discutem sobre o treinamento de sidemount geralmente debatem como os cilindros devem ser montados, onde os elasticos devem ser colocados, ou o que é melhor, drings ou trilhos, alem de outros tópicos. Em resumo, muitos daqueles que debatem acreditam em muitos dos mesmos princípios, eles simplesmente não concordam com algumas minucias associados a esses princípios. Algumas comunidades ou profissional pode se preocupar que algumas dessas minucias do ensino do mergulho de sidemount realizados em outras comunidades ou profissionais não serão suficientes para estabelecer práticas seguras de mergulho para os alunos.

Em contraste com aqueles que debatem os métodos de mergulho de segurança pública em sidemount, muitas pessoas vêem o treinamento de sidemount como mais uma ferramenta do mergulhador de segurança pública moderno. A capacidade de usar equipamentos ou métodos de qualquer tipo de maneira segura para ajudar os outros pode ser benéfica. Em relação ao treinamento, sempre haverá bons e maus instrutores em qualquer área da educação. Temos que ter bom senso, conhecimento e experiência e usar esses fatores para desenvolver nossas próprias práticas sensatas. Como qualquer forma de treinamento, você deve procurar os melhores educadores e trabalhar duro para aprender com várias fontes para expandir e desenvolver seu próprio conhecimento.

Os benefícios do Sidemount

A realidade do mergulho sidemount é que o equipamento pode ser facilmente colocado e os cilindros podem ser trocadas com facilidade. Ele se encaixa muito bem às necessidades de mergulhadores de segurança pública e equipes de mergulho. Uma equipe pode chegar no local e cilindros podem ser posicionados água ou perto dela pelo tender. Um mergulhador que usa esse tipo de configuração não precisa transportar cilindros de e para a água, e as fontes de gás podem ser trocadas facilmente através do uso de cilindros pré-montados. Outra realidade é que, se alguém está preocupado com a memória muscular e configurações de equipamentos, uma equipe poderia simplesmente mudar para mergulhar sidemount em todos os momentos.

Pense na realidade de espaços confinados. O cilindro de sidemount permitiria que um mergulhador se aproximasse de algo como um ônibus escolar submerso. Se necessário, ele pode abandonar um cilindro na entrada do ônibus. Um cabo poderia ser colocado da área onde o cilindro foi abandonado até dentro ônibus onde o mergulhador está fazendo a busca. Essa ação reduziria o perfil do mergulhador, mas também permite que um fornecimento de gás redundante permanecesse próximo. Da mesma forma, o ato de conectar dois cilindros em um switch block permitiria o uso potencial de dois cilindros grandes durante todo o mergulho. Isso criaria a possibilidade de aumentar o suprimento de gás (comparado ao cilindro padrão AL80 com pony bottle) e fontes de gás duplas como é de costume. Com o uso de sistemas de pony bottle no mergulho de segurança pública, muitas equipes já usam o sidemount como redundância. A mudança para configurações completas de sidemount não seria uma grande mudança e pode até proporcionar maior conforto para os mergulhadores, que são frequentemente sobrecarregados equipamentos para operações de segurança pública.

A verdade sobre o mergulho em sidemount em operações de mergulho de segurança pública é que o mergulho de backmount padrão é a norma atual nos Estados Unidos. Fugir da norma é difícil. Em muitos casos, levou anos para adquirir o equipamento e o treinamento necessários para realizar operações de backmount. Fazer a mudança para configurações de sidemount pode não ser financeiramente sensato, mesmo que seja benéfico. Por outro lado, a ideia de adquirir um ou dois sistemas de Sidemount para operações específicas pode ser uma ação sensata para qualquer equipe. Os requisitos para o sistema podem ser tão simples quanto alguns cilindros montados, alguns elásticos e alguns buttplate que podem ser agregados a quase qualquer backplate em uso por uma equipe. Esses acessórios podem ser armazenados em qualquer caminhão pick-up para fazer uma conversão rápida para sidemount, conforme necessário. Ter um ou dois mergulhadores treinados em Sidemount como preconizado seria um recurso extra disponível para uma equipe.

Em minha experiência pessoal, presenciei várias equipes que fizeram a transição de sistema de backmount com pony para sistemas de coletes que permitem tanto backmount ou Sidemount. Isso permite que as equipes usem qualquer gás disponível e mergulhem usando qualquer método que seja considerado necessário por um comandante no local do sinistro. Muitos dos mergulhadores dessas equipes gostam da ideia de terem os cilindros para perto do corpo e terem um melhor controle de torneira dos cilindros (quando comparadas às configurações montadas nas costas). Da mesma forma, muitos líderes de equipe preferem a compra de acessórios de backplate em vez da compra de sistemas novos completos. Apesar da mentalidade dos líderes de equipe econômica, muitos dos sistemas de Sidemount disponíveis no mercado, seriam ideais para o trabalho de segurança pública de forma otimizada e em ambientes confinados.

Se você ou sua equipe tomar a decisão de integrar o mergulho de Sidemount em seus programas operacionais, reserve um tempo para encontrar instrutores experientes em sidemount e se “molhar” o máximo que puder para praticar e se preparar para esse tipo de mergulho em situações em que a visibilidade pode ter desaparecido. Novos métodos devem ser praticados antes de serem implementados em mergulho de segurança pública. Aproveite o tempo para aprender de forma adequada e use o treinamento para melhor apoiar sua comunidade e seus companheiros de equipe.

Safe Dive

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page