top of page

COVID-19 - Qual o Produto Escolher?

Olá amigos, mergulhadores e clientes! Espero que todos estejam bem junto com seus familiares e amigos!


Devido à Pandemia Covid-19, fomos obrigados a parar nossas atividades para nos proteger, dar tempo para os especialistas entenderem este novo vírus e para que o sistema de saúde pudesse estar preparado para receber as dezenas de milhares de doentes que as projeções estimavam. Agora, com tudo mais calmo (não sei se esta seria a palavra certa), o comércio irá começar a reabrir de maneira “organizada”, seguindo as recomendações das autoridades locais. Já existe uma lista de “produtos” específicos para a higienização e desinfecção de todas as superfícies imagináveis. Temos água e sabão, álcool em gel e/ou líquido, hipoclorito de sódio, entre outros. Basta visitar o site da ANVISA (http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/saneantes-populacao-deve-usar-produtos-regularizados/219201). Entendo que temos que seguir as orientações dos Órgãos Responsáveis, como a ANVISA, Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde, entre outros, para nos proteger contra o vírus e até mesmo de uma ação judicial no futuro, caso você tenha uma empresa, como um Dive Center, por exemplo. Não devemos seguir “boatos”, receitas caseiras ou achismos! Precisamos seguir Normas e a Legislação Brasileira vigentes. E, acima de tudo, ficarmos bem informados, já que tudo pode mudar muito rápido e precisamos estar preparados para adaptar/mudar conforme as Normas/Legislações vão sendo atualizadas.


Tenho assistido e participado de várias palestras e “lives” pelas redes sociais. Algumas específicas para a nossa comunidade de mergulho. Vejo que todos estão alinhados em Normas Americanas, até porque as agências de mergulhos são americanas e falam muito em “consultar” o CDC americano, uma espécie de ANVISA para os Estados Unidos da América. Focam muito em Hipoclorito de Sódio, amplamente usado, com eficacia comprovada em diluições conforme o fabricante, de modo geral diluído a 10% em água, conforme orienta a DAN BRASIL (https://danbrasil.com.br/a-dan-recomenda-que-os-mergulhadores-e-as-operadoras-de-mergulho-desinfectem-seus-equipamentos-adequadamente/)


Um problema que enxergo é a falta de preocupação de como isto vai “agredir” nossos equipamentos de mergulho: desde manchar uma roupa até a corrosão de alguma parte do equipamento que foi exposto a esta “solução”. Existe, inclusive, a possibilidade de ficar algum “vestígio” do produto mal enxaguado e expor o mergulhador a uma intoxicação com o produto. Também não deve ser negligenciado o descarte adequado deste produto após o seu uso e a possibilidade de dano ambiental.


Na verdade, temos 4 problemas, a meu ver:

1 - Matar o vírus

2 - Não estragar o equipamento

3 - Não se intoxicar com o produto

4 - Descarte correto. Entendo que devemos nos preocupar com todos os 4 problemas citados, senão, amanhã, vamos ter que fazer “campanhas” contra o uso de alguns destes produtos por serem agressivos ao meio ambiente e/ou estarem “poluindo” os nossos oceanos. Isto acontece com o plástico, que no passado foi uma grande invenção da humanidade e hoje estamos pagando o preço do seu excesso na natureza. Outra preocupação seria a de termos aumento de acidentes de mergulho devido a intoxicação dos mergulhadores com o produto. Sobre o item 4, o descarte correto, vejo alguns especialistas alegando que na proporção indicada, não causaria problema para o meio ambiente, em especial, os oceanos. Não sou especialista ou tenho alguma formação neste quesito, mas pego como exemplo nosso dia a dia, em nossas casas, na tarefa da limpeza cotidiana. Alguém faz a mistura na proporção indicada pelo fabricante ou faz de “olho”? Descartamos de maneira correta estes “coquetéis” assim que terminamos a limpeza ou simplesmente jogamos na rede de esgoto? Vai ser diferente na comunidade de mergulho? Penso que não!


Então, vejo um Mundo Ideal e um Mundo Real, onde todos colocam no papel a maneira correta, mas que, no fundo, ou o processo é muito complexo ou inviável fazer. Até porque o papel aceita tudo, né?

Um outro problema que vejo: imaginem todo mundo no barco levando o seu álcool em gel 70%, ou em uma recarga de cilindros, ter este mesmo produto...o risco de um incêndio seria muito alto! Lembrem-se que o álcool líquido a 70% foi retirado do comércio, em função dos acidentes, como incêndios. Volta agora para poder ajudar no combate ao Covid-19, mas já temos vários relatos de acidentes com álcool, mesmo em gel.


Veja, insisto em dizer, não somos contra o uso de produtos para a higienização dos nossos equipamentos, mas acredito que devemos fazê-lo de maneira responsável. Os órgãos e agências que regulamentam este tipo de atividade, não deveriam focar apenas em “matar o vírus”, mas fazê-lo com a preocupação de conservar o meio ambiente e nossos equipamentos e evitar a intoxicação dos mergulhadores.


A Scuba Repair, sempre com o compromisso de transparência e para manter seus clientes e amigos informados, e, após conversarmos muito com uma amiga mergulhadora e médica, chegamos a um produto biodegradável, que não agride metais, silicone ou borracha, não mancha roupas, não tem cheiro, não forma vapores tóxicos, não agride pele ou mucosas e é registrado na ANVISA para o combate do Coronavirus, além do que, tem vários testes, inclusive de toxicidade oral e é biodegradável. Assim, fomos atrás de um produto que acredito que nos atenda, atenda a legislação local, não danifica nossos equipamentos e não prejudica o meio ambiente. Tem um atendimento muito bom e nos enviou todos os 29 laudos hoje existentes sobre o produto.


Não estou aqui para fazer propaganda e tampouco os represento, apenas mostrar que temos em nosso mercado, como este produto, outros vários que podemos usar com segurança. Basta “correr” atrás das informações, e não ficar esperando que elas cheguem até você. Por não estar fazendo propaganda do produto, não coloquei o nome dele aqui. Mas se quiserem maiores detalhes, basta entrar em contato, que compartilho com vocês todo o material que disponho.


A idéia é proteger a nós, mergulhadores, nossos equipamentos e nossos oceanos!

Safe Dive!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page