top of page

Sidemount Recreativo. Um ou Dois cilindros...


Comecei a mergulhar com esta configuração em 2009 e desde então tenho acompanhado a evolução do mergulho de Sidemount, tanto aqui no Brasil como no exterior, com enfoque no México e nos EUA.

Entendo que a configuração veio do mergulho em cavernas, passou para o mergulho técnico e hoje já a usamos no mergulho recreativo.

Fico me perguntando se a configuração inicial, que veio do padrão do mergulho em cavernas e técnico, serve para o recreativo. Por que a maioria dos instrutores e escolas de mergulhos vendem a ideia de sempre usar dois cilindros nos mergulhos recreativos? Por que usam como marketing a ideia de quem usa sidemout está usando uma configuração técnica?

Vou focar no mergulho recreativo...

A primeira questão que um mergulhador se faz é: por que ele deve usar uma configuração de Sidemount no mergulho recreativo?

Para ficar mais fácil a compreensão, vou dividir em duas modalidades: mergulho com um cilindro e mergulho com dois cilindros.

Antes de mais nada, temos que entender quais as vantagens que temos mergulhando de Sidemount em relação ao backmount tradicional. Vou enumerar algumas delas:

1 – Facilidade em otimizar a configuração: Se precisar usar dois cilindros, como por exemplo em um mergulho profundo, em qualquer lugar do mundo, temos acesso aos famosos cilindros S-80, que são os mesmos usados nas configurações de backmout.

2 – Facilidade de transportar os cilindros: Se precisar usar dois cilindros, por exemplo, consigo carregar um por vez, o que não acontece ao usar cilindros duplos ou, até mesmo, para andar em longas distâncias, como acontence em Bonaire.

3 – Versatilidade: Posso usar esse “estilo” em mergulhos especializados, como naufrágios, mergulhos profundos, cavernas, fotografias, etc.

4 – Maior quantidade de gás: Combinado com Ar Enriquecido, por exemplo, consigo realmente extender meu tempo de fundo com segurança, aumentando a diversão.

5 – Acesso as torneiras e visualização de vazamentos: Consigo facilmente acessar e ver minhas torneiras. Em caso de vazamento, consigo resolver sem a ajuda do meu dupla.

6 – Ajuste: O conjunto fica ajustado perfeitamente ao seu corpo, como se fosse um “terno” feito por um alfaiate e não comprado em uma loja de departamento. Isto, na prática, traz mais auto segurança, porque você sabe onde está qualquer equipamento, a qualquer momento, em qualquer situação!

7 – Resolução de problemas: Em caso de falta de ar, por exemplo, você não precisa “correr” atrás de seu dupla, já que tem um cilindro completo e independente com você.

8 - Entradas e Saídas da água: Muito mais prático você receber o cilindro na água do que ter que ficar com ele nas costas balançando no barco esperando sua vez de entrar na água. Isto também acontece no seu retorno, onde você pode tirar o cilindro na água e passar para o marinheiro e subir sem peso. Pode manter-se com o colete enquanto faz seu intervalo de superfície, pois o colete não incomoda em nada. E ainda está de prontidão para ajudar mergulhadores com problemas na água, pois você está equipado.

Bom, pelos motivos acima já podemos entender que essa configuração atende a qualquer mergulhador, certo?

O que me preocupa é a maneira como está sendo “promovido” este tipo de mergulho. Vejo muitas escolas e instrutores “vendendo”a ideia de que para mergulhar com Sidemount você estará usando dois cilindros, que você estará usando uma configuração técnica, que você estará diferente dos outros mergulhadores, que você poderá passar por restricoes, etc…

Na minha concepção, está tudo errado. Como já disse, a configuração veio da necessidade de ter “versatilidade” nos mergulhos em cavernas, nas explorações. Depois migrou para o mergulho técnico…mas isto não quer dizer que é uma configuração técnica! Muito mais que a configuração, o mergulhador tem que estar treinado e ter uma carga de teoria muito maior que simplesmente fazer um curso de Sidemount ou usar esta configuração!

Voltando ao mergulho recreativo…qual a vantagem que o mergulhador tem em levar dois cilindros em um mergulho que todos estão usando apenas um? No meu ponto de vista, nenhum, porque além de carregar mais peso tanto fora da água como dentro da água, não vai mudar em nada o seu perfil. Então pergunto? Para que usar dois cilindros…muitas vezes, nem o mergulhador sabe responder…ele simplesmente vai falar “me ensinaram assim”.

Temos que usar com inteligência esta “ferramenta”. Se você está em uma equipe que todos estão utilizando backmount com um cilindro, você também deve usar um cilindro...a diferença que você usará ele na sua lateral, trazendo mais conforto, tanto para entrar na água, como para sair. Durante o mergulho você terá uma liberdade sensacional, poderá olhar para cima e não baterá a cabeça na torneira do cilindro, ficará no posicionamento correto (sim, o equipamento te ajuda em muito a corrigir isso), dificilmente usará lastro na cintura (isso diminui suas dores lombares) e ainda poderá gerenciar todo seu gás, inclusive na visualização de vazamentos sozinho pois tudo está ao alcance dos seus olhos e ainda permanecerá dentro do tempo de fundo da sua equipe!

Aí vão me perguntar...para que então eu preciso mergulhar com dois cilindros? Simples, quando você for fazer um mergulho que precisará de mais gás, como um profundo ou um mergulho com ar enriquecido (Nitrox), você tem a opção de usar os dois cilindros montados na lateral, aumentando seu tempo de fundo com segurança.

Resumindo, você tem que saber quando usar um ou dois cilindros...não precisa usar os dois todo o tempo. Pense nisto!

Tem dúvidas? Entre em contato que teremos o maior prazer em esclarecê-las!!!

Safe Dive!!!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page